quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Última oportunidade para assistir Ancas da Tradição em 2010 no Espaço Cariris


Na primeira semana de dezembro
final do projeto

Poeta
Selvagem
Dançarino

realização do
núcleo Passo Livre
no Espaço Cariris

3 workshops e
2 últimas apresentações do ano

Ancas da Tradição
dia 3 de dezembro às 19 horas e às 21 horas


Dia 01 de dezembro das 15:00 às 18:00

Agosto

Preparando um corpo cênico


Criado pela dançarina- coreógrafa Eliana Cavalcante, o workshop tem como tema trabalhar princípios de algumas técnicas da dança moderna sob um olhar contemporâneo. O interesse é estudar a formação de um corpo cênico, que através destas técnicas se expande e contamina ao contato com outras formas de abordagem corporal.

coordenação - Eliana Cavalcante.

proposta - Pesquisa em dança moderna e contemporânea que procura situar os princípios dessas técnicas em uma abordagem cênica, e dentro desse estudo reelaborar ou ampliar suas possibilidades expressivas.

objetivos - Tem como um dos principais objetivos a busca da interpretação a partir do próprio movimento, uma das características mais fortes das técnicas de dança moderna, aqui abordadas dentro de um enfoque contemporâneo.

metodologia - A oposição contração - release, o trabalho corporal das espirais, o uso do peso e a exploração dos três níveis - baixo, médio e alto são alguns princípios da dança moderna de onde parte o trabalho. Estes são abordados juntamente com modos de exploração do movimento típicas da dança contemporânea como a consciência e a utilização de espaços internos e externos, a reutilização do uso dos três níveis e do estudo do peso e a procura de novas dinâmicas e intenções. A primeira parte da aula se dedica a um estudo desses princípios e a segunda à improvisação sobre o que foi estudado.

público alvo - Estudantes de dança, bailarinos, atores e aficionados da cena.

duração - 3 horas




Dia 02 de dezembro das 15:00 às 18:00


A Pulga

“o Ponto de vista”

proposta - O workshop se organiza a partir dos eixos centrais do trabalho na relação entre artistas e criador/público: a instalação, a cena italiana, a tela e a intervenção. Envolve experimentações sobre diferentes ângulos da cena.

coordenação: equipe de bailarinos.

público alvo: estudante de dança, teatro, performance, profissionais destas áreas e interessados em arte.


Dia 03 de dezembro das 15:00 às 18:00



Ancas da tradição

A estética do arrastão aplicada à dança

Arrastão: 1.ato de recolher no mar rede de pesca; 2. “técnica de roubo urbano inaugurada em praias do Rio de Janeiro. Um pequeno grupo corre violentamente através de uma multidão e “varre” dinheiro, anéis, bolsas e até roupas das pessoas” definição apresentada pelo músico Tom Zé no CD Com Defeito de Fabricação. Ali desenvolve a proposta da “estética do plágio” ou “estética do arrastão”,
onde citações e plágios combinados em células irreconhecíveis remetem à nossa memória afetiva musical resgatada em novas constelações.

proposta
Estudo teórico e prático sobre diferentes possibilidades de expressão na dança teatral através da idéia da cópia criativa, que não é a cópia servil de um trabalho, mas a busca do conhecimento de seu processo de criação e composição através de sua recriação. A partir das canções de Tom Zé efetuar um trabalho de recriação para o corpo.

Objetivos
Experimentar um estudo da criação em dança, utilizando uma prática comum em pintores e escritores: através da cópia entender as escolhas e manobras que um artista teve que fazer para que seu trabalho ganhasse a dimensão expressiva que atingiu. Isso não significa que o curso se destine a especialistas. Trata-se apenas de uma nova proposta de abordagem da dança que pode aumentar nossa criatividade e nosso repertório. Um segundo objetivo é dar a devida atenção a imagens criadas por outros artistas que podem ser retrabalhadas. Na saudável busca por linguagem própria esquecemos de sua força, do seu poder multiplicador, e por isso deixamos de dialogar com elas.

Metodologia
Uma hora de preparação corporal e exploração de movimentos.
Escuta das canções.
Improvisação sobre um princípio ou imagem.

Duração 3 horas

Público alvo Estudantes de dança e teatro.



Dia 03 de dezembro duas sessões

às 19:00 e 21:00



espetáculo

Ancas da Tradição

um espetáculo experimental, multimídia, que tem como fio condutor uma montagem de canções do CD homônimo de Tom Zé, The Hips of Tradition. O tema do trabalho é a relação do corpo humano com a miríade de imagens sem corpo que nos circunda: fotos, out-doors, imagens de TV e cinema, sons de rádio, etc.. A escolha da música responde ao desejo de inscrever nossa dança no mundo contemporâneo, dentro da parafernália eletrônica que nos circunda, sem perder contato com nossa memória coletiva, entendendo memória como os antigos gregos, passado, presente e futuro - o que herdamos e o que projetamos. As canções de Tom Zé se mostram perfeitas para esse objetivo pois aliam a inquietação com a vida atual revelada através de uma pesquisa que lança mão de recursos ultramodernos, com a afetividade primitiva do corpo do brasileiro, explicitada no próprio título do CD.
O espetáculo une dança e multivisão, explorando os domínios do computador que dessa forma liga a dança à fotografia, à pintura e ao cinema. Concebemos uma cena em cor de areia clara, feita de papel reciclado: uma enorme página em branco, na qual é projetado um vídeo com 320 slides pintados, desenhados ou fotografados e um filme 16 mm com os quais a dança se relaciona, num tecido de imagens e corpos . Essa interação modifica o ritmo, a estrutura e a organização do espetáculo. O figurino concebido por André Lima evolui do rústico amassado a um tutu de feito de sacos plásticos.
Ancas da tradição estreou em 1994 no teatro Tuquinha ficando 2 meses em cena. Foi apresentado em diversas mostras de dança até 1997. Foi remontado para a 1.a Circulação de dança Contemporânea em São Paulo em 2004 e contemplado com a Caravana FUNARTE 2004/2005

Um comentário:

  1. Belissimo blogue e tenha um 2011 de felicidades
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir